Categorias
Música

Chico Science & Nação Zumbi

Chico Science
Francisco de Assis França, mais conhecido por Chico Science, foi um cantor e compositor pernambucano, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, uma das revoluções musicais mais importantes da década de 90, que tinha como principal objetivo, misturar o regional ao moderno.
Chico Science
Por causa de Chico, hoje o Brasil e parte do mundo sabe o que é o Maracatu e o Frevo. Ele modificou a música brasileira, provou que como na diversidade do mangue (o principal símbolo do movimento), existem muitos outros “ecossistemas” na música.
Chico Science
Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, tendo sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro numa das vias que ligam Olinda e Recife. A família de Chico Science recebeu dez anos após a morte do cantor indenização de cerca de 10 milhões de reais da montadora Fiat, responsabilizada pela morte do cantor e compositor no acidente que lhe tirou a vida, devido à falhas no cinto de segurança do carro que dirigia e que poderia ter lhe poupado a vida.
Chico Science
Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 1980. No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Orbe e Loustal, inspiradas na música soul, no funk e no hip hop. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar no Recife e em Olinda e iniciou o “movimento” manguebeat. O novo som misturava a batida da alfaia de maracatu, uma guitarra elétrica distorcida e a cadência do Rap.
Chico Science
No seu último ano de vida, Chico Science morou com a Nação Zumbi em um apartamento alugado no Rio de Janeiro. Naquele fevereiro a banda ainda não sabia se iria continuar no Rio ou se mudar para São Paulo. A certeza era que não iria mais continuar no Recife, e que uma nova turnê no exterior estava próxima, tinha até datas no Japão em negociação.
Chico Science
Os últimos shows de Chico Science & Nação Zumbi foram em outubro e novembro de 1996. Foram 15 apresentações em dois meses e Chico estava cansado. Tirou férias e foi passar o Natal e ano-novo com uma amiga, na França.

Não podemos negar que a contribuição de Chico Science foi sem igual, um divisor de águas. E que ele ainda está vivo na música, cultura brasileira, nas ruas(Túnel Chico Science e estátua na rua da moeda, Recife) e na influência de diversas bandas regionais em Pernambuco como Mombojó, Mundo Livre S/A, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio,Faces do Subúrbio e outros.

Veja alguns vídeos das músicas mais conhecidas de Chico Science, entrevistas e documentário:



Chico Science & Nação Zumbi – Hollywood Rock in Concert 1996(Show Completo):

Chico Science and “Mangue Bit” – Documentário da BBC:

Chico Science – Especial MTV Brasil:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *