Natal 2017 em Recife com programação gratuita até o dia 25

Os festejos natalinos continuam até o dia de Natal com os espetáculos gratuitos Natal para Sempre, que acontece no Parque Santana e o Baile do Menino Deus, no Marco Zero

A semana de Natal será cheia de atrações no Recife. Depois de um fim de semana de muita celebração às mais tradicionais manifestações culturais natalinas, com apresentações de vários grupos de pastoril no Cais da Alfândega, de sexta a domingo, os festejos continuam até o próximo dia 25.

Dos próximos dias 21 a 25, o Parque Santana, na Zona Norte do Recife, recebe o espetáculo gratuito Natal para Sempre. O enredo conta a história de uma menina que encontra um livro mágico, de onde escapam para a vida real Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão, o Lobo Mau e muitos outros personagens de histórias infantis clássicas. Juntos, eles compartilham muitas aventuras e coreografias, num animado enredo que já virou tradição do Natal recifense. Gratuito e a céu aberto, o musical tem uma hora de duração, colocando 18 bailarinos em cena. Com patrocínio da TV Jornal e apoio da Prefeitura do Recife, o espetáculo começa sempre às 19h.

Nos dias 23, 24 e 25, tem mais tradição cultural para celebrar o Natal no Recife. Às 20h, o Marco Zero recebe o célebre espetáculo Baile do Menino Deus, tradição que comemora 14 natais este ano. Realizado com apoio da Prefeitura do Recife, a grandiosa celebração à cultura popular nordestina, vista por mais de 70 mil pessoas a cada ano, conta a história do nascimento de Jesus, narrada a partir de figuras da mais remota tradição cultural brasileira. A montagem deste ano traz mudanças no texto, com a inclusão de figuras como Ogum, e nos figurinos, assinados por Marcondes Lima, além de novidades no elenco, na orquestra e nas coreografias.

Cais da Alfândega – A noite de ontem (17) encerrou a programação de apresentações de palco e cortejos preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para festejar o Natal com vista para o rio da Avenida Cais da Alfândega. Foram três dias e mais de 20 grupos do tradicional folclore nordestino desfilando suas tradições na avenida mais iluminada da cidade.

O público adorou a festa. A moradora da Paraíba, Lucia Manazario, de 51 anos, veio aproveitar ao lado do marido as festas de final de ano do Recife. “Desde sexta-feira estamos participando das comemorações. A cada dia fico mais admirada com a cultura de Pernambuco e como é maravilhoso manter viva as tradições, infelizmente na Paraíba não temos essa diversidade”, disse a moradora do Alto Sertão da Paraíba que ainda vai curtir muitos dias de festa na capital pernambucana.

A servidora pública, Carolina Rodrigues, de 39 anos, aproveitou o domingo para trazer o filho Pedro, de apenas três anos, para conhecer uma verdadeira festa de Natal. “Estou achando ótimo, muito organizado. Uma festa bonita que agrada a família inteira, tanto meu filho quanto meus pais estão adorando. A iniciativa é maravilhosa, pois os nossos filhos podem ter contato com a cultura regional desde cedo, enfatizou Carolina”.

Moradora de São Paulo, Tereza Marcílio, de 65 anos, aproveitou o domingo para conhecer um pouco mais das tradições natalinas do Recife. “É a primeira vez que passo o Natal aqui. Estou adorando, tudo muito lindo. A cultura recifense é muito rica, na minha cidade não tem nada comparado a essa energia daqui. Já quero voltar no próximo ano.”

Já o estudante Matheus Cavalcanti, ficou feliz em presenciar a aparição de diversas culturas num mesmo local. “Ao assistir alguns ritmos típicos do Natal do nordeste, as pessoas daqui ou de fora podem ter conhecimento da vasta cultura que temos. Além disso, o respeito pelo outro se torna mais fácil quando temos conhecimento sobre a cultura de cada um”, comentou.

Queima da Lapinha – No próximo dia 6 de janeiro, a programação montada pela Prefeitura do Recife para o ciclo natalino 2017 encerra com a Queima da Lapinha, no Pátio de São Pedro, com apresentação de vários pastoris.

Confira a programação:

DIAS 21, 22, 23, 24 e 25

Natal para Sempre – 19h, Parque Santana
O musical natalino povoado de personagens das histórias infantis terá cinco apresentações gratuitas e abertas ao público no Parque Santana

DIAS 23, 24 e 25

Baile do Menino Deus – 20h, Marco Zero
O espetáculo a céu aberto com 14 anos de tradição conta a história do nascimento de Jesus, narrada por dois pícaros e adornada pelas tradições nordestinas

DIA 6 DE JANEIRO

Queima da Lapinha – A partir das 17h, no Pátio de São Pedro

– Pastoril Estrela do Mar
– Pastoril Tia Nininha 3º idade
– Pastoril Giselly Andrade
– Pastoril Estrela Brilhante
– Pastoril Luz do Amanhecer
– Pastoril Estrela Guia do Recife
– Pastoril de Idosos Estrela Dalva
– Pastoril Sonho de Um Adolescente
– Pastoril Infanto Juvenil UR-3 Ibura
– Pastoril Vovó Bibia
– Mendes e sua orquestra

fotos: Wesley D’Almeida(PCR)

Comentários

Voltar ao topo