Projeto Bike PE começa instalação de 70 estações de bikes

Mapa

A Secretaria das Cidades deu a largada para iniciar a instalação de 70 estações de compartilhamento das bicicletas do Projeto Bike PE até outubro deste ano. A iniciativa do governo do estado propõe promover, além do incentivo ao uso da bicicleta, uma série de ações que garanta o convívio pacífico entre os modais (ônibus, carro, metrô e bicicleta). O consórcio vencedor do chamamento público é formado pelas empresas SERTTEL LTDA. e Samba Transportes Sustentáveis LTDA. O Banco Itaú foi escolhido pelo consórcio para ser o patrocinador do projeto.

Serão 60 estações no Recife, cinco em Olinda e cinco em Jaboatão dos Guararapes, dispostas em 20 bairros e totalizando 700 bicicletas.

Projeto
O Bike PE é composto por um sistema de locação de bicicletas na Região Metropolitana do Recife com uma rede de 70 estações, cada uma com 10 bicicletas. As estações irão operar de forma integrada e online e serão alimentadas por energia solar. Os usuários poderão retirar as bicicletas em qualquer estação e devolvê-las em qualquer ponto da rede de compartilhamento. O Bike PE também tem como novidade a integração dos usuários do sistema público de transporte, que poderão através do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) usar a bicicleta gratuitamente, pagando apenas uma taxa anual de R$ 10,00.

Os equipamentos estarão disponíveis à população durante todos os dias da semana, das 6h às 22h. A bicicleta poderá ser usada por 30 minutos seguidos, e o ciclista pode usar quantas vezes quiser ao longo do dia, desde que devolva o equipamento a uma das estações por um período de pelo menos 15 minutos. Para utilizar o sistema, o usuário das bicicletas deverá fazer um cadastro prévio pela internet. Um aplicativo do Bike PE está disponível para Iphone e Android.

As estações serão implantadas a 1 km de distância umas das outras e beneficiarão os bairros de Piedade, em Jaboatão, do Centro Histórico, em Olinda; e os de Boa Viagem; Pina; São José; Boa Vista; Soledade; Madalena; Derby; Cidade Universitária; Rosarinho; Espinheiro; Torre; Casa Amarela; Bonsucesso; Zumbi; e Cordeiro, no Recife.

Comentários

Voltar ao topo