Categorias
Notícias

Recife terá transporte fluvial no rio Capibaribe

Cidade das pontes e rios, o Recife pretende fazer jus ao título de “Veneza brasileira”.
Recife terá transporte fluvial no rio Capibaribe
O projeto de Navegabilidade do rio Capibaribe, que propõe a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros no Capibaribe, aprovado pelo PAC da Mobilidade, terá investimento de R$ 289 milhões. A proposta assemelha-se ao sistema de transporte público “Vaporetto”, da Veneza italiana.

O projeto foi encomendado pela Secretaria das Cidades de Pernambuco à empresa Econor – Projetec e aguarda a liberação da verba do governo federal. A perspectiva de navegação é entre o centro do Recife e a futura Arena Pernambuco. Quanto à previsão para o lançamento da licitação, ou se o projeto vai estar totalmente implantado até a Copa do Mundo, as questões não foram respondidas pela Secretaria das Cidades.

Rotas fluviais
Segundo o projeto, o corredor fluvial vai utilizar embarcações adequadas para o transporte de massa, que irão navegar por duas rotas, numa velocidade média de 18km/h. Na rota Oeste, os barcos vão passar por 11 km do rio Capibaribe e 2,9 km vão ser percorridos na rota Norte.

Serão implantadas estações de embarque e desembarque de passageiros, interligadas com o sistema de transporte metropolitano atual. Isso vai possibilitar que o passageiro pague apenas uma tarifa de ida e outra de volta para utilizar qualquer um dos transportes do Sistema Estrutural Integrado (SEI), seja ônibus ou barco.

As embarcações serão climatizadas e acessíveis para pessoa com deficiência e cada uma delas irá transportar até 86 passageiros sentados. O novo sistema deve atender cerca de 80 mil passageiros por mês.

A implantação do projeto de navegabilidade pode impactar de forma positiva no tratamento do rio Capibaribe, já que será necessário fazer a dragagem dos canais e no projeto está previsto o monitoramento de qualidade das águas.

Vaporetto, o metrô de Veneza
Moradores e turistas que circulam na bela cidade italiana compatilham o aperto nas embarcações do principal sistema de transporte veneziano. São barcos de porte médio, que circulam pelo Grande Canal e transportam até cerca de cem passageiros. Os vaporettos param em estações localizadas nos principais pontos de atração de Veneza, em média a cada 600 metros, em operações rápidas, no máximo de três minutos, entre atracação, desembarque e embarque. Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *