O complexo de quatro viadutos deve começar a ser construído até agosto deste ano e entregue em 2013.
Serão investidos R$ 2 bilhões nos corredores exclusivos e em equipamentos como terminais e passarelas da RMR, com recursos do PAC da Copa e da Mobilidade.
Os viadutos serão na altura das vias Bandeira Filho, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Passandu. A capacidade média de cada equipamento será de 3,5 mil carros por hora. As obras vêm sendo quastionadas sobretudo pelos moradores do entorno da Agamenon já que vários imóveis serão desapropiados e os que restarem poderão ter sua privacidade comprometida.
A proposta do Governo do Estado de Pernambuco é de deixar o carro em casa e ir de ônibus. Isso mesmo, você não leu errado! A proposta é ousada, mas possível segundo eles.
Algumas intervenções prometem melhorar o fluxo do trânsito como o corredor Norte-Sul, sobretudo com as intervenções para a avenida Agamenon Magalhães, como a faixa exclusiva para ônibus e quatro viadutos. Outra promete melhorar a qualidade dos ônibus que circulam em Recife, que é o código de regras e conduta que será aplicado as linhas em circulação que exigem a troca dos ônibus a cada sete anos e a refrigeração, assim como multas e penalidades às empresas que desrespeitarem.
Com todas essas modificações o coletivo pode alcançar 60km/h e os carros cerca de 33km/h, ou seja, nos horários de pico, a melhora do fluxo será cerca de 500%. Para que o transporte público se torne realmente atraente, os corredores precisam ser não apenas exclusivos, mas, praticamente, vias expressas. Para isso, o projeto está incluindo a construção de passarelas para pedestres e viadutos para carros. As ciclovias que margeiam a avenida também serão resgatadas. “Vamos favorecer quem mora longe. Na PE-15, há mais retornospara carros do que paradas de ônibus. Isso só interrompe o trânsito,” afirma o governador Eduardo Campos.