Vendedores ambulantes nas calçadas e pirataria de DVDs e CDs, seria Recife uma terra sem lei?
Um dos grandes incentivadores do comercio informal foi o ex-prefeito do Recife Jarbas Vasconcelos que criou um centro de comércio informal no final da avenida Dantas Barreto, o Camelódromo se consolidou e é, hoje, o principal e mais disputado local de vendas de ambulantes e camelôs.
Atualmente, o Camelódromo não tem mais espaço para novatos, o que faz com que muitos se aglomerem nas calçadas e até pontes em busca de vender produtos que nem sempre são legalmente permitidos, como DVDs e CDs piratas.
O fluxo de pessoas no centro do Recife cresceu bastante nos últimos anos e podemos notar visivelmente. As calçadas além de estarem em péssimas condições, com buracos em vários trechos, são muito estreitas para a demanda atual de pedestres e o que piora toda a situação são os vendedores ambulantes que ocupam boa parte da calçada travando a passagem das pessoas que só querem atravessar toda aquela bagunça, muitas vezes misturada com cheiro de esgoto que em muitos locais estão estourados ou transbordando.
Pois é, Recife é cidade sede da copa de 2014 e me pergunto: Qual cidade iremos mostrar para todo o mundo em 2014? Restam apenas dúvidas…
foto: Adolfo Santos Sonteria.