Arena de Chefs abre Festival Gastronômico de Pernambuco

O evento, que chega a sua décima segunda edição em 2013, reunirá chefs pernambucanos para aulas gratuitas no Shopping Tacaruna, de 16 a 20 de outubro.

O Festival Gastronômico de Pernambuco, evento que faz parte do calendário de eventos oficial do Estado, chega este ano a sua décima primeira edição. Idealizado pelo trio de empresários Ana Lins, César Santos e Márcio Sena, da Promo-PE, o Festival terá início com a realização da Arena de Chefs, no Shopping Tacaruna. Neste espaço, 22 chefs pernambucanos ministrarão aulas gratuitas com receitas inspiradas no tema Gastronomia Brasileira – Aromas e Sabores.

“A Arena de Chefs é sempre um momento especial do evento, pois reúne chefs de várias especialidades, renomados e jovens talentos, para um contato próximo com o público, que pode tirar suas dúvidas diretamente com eles durante a aula. Esta é uma forma de democratizar a gastronomia, um dos objetivos do nosso Festival”, explica Márcio Sena. Para esta edição a lista de convidados vem repleta de chefs renomados, como Jeff Colas (Maison do Bomfim), Yoshi Matsumoto (Sushi Yoshi), Bruno Catão (Parraxaxá e PapaCapim), Ironaldo Brandão (Palácio do Governo) e André Falcão (La Pasta Galleria), entre outros.

Quem abre o evento, na próxima quarta (16 de outubro), às 14h, é o chef Joca Pontes, sócio dos restaurantes Ponte Nova, Villa e LaVague, que na sua aula-show ensinará aos presentes uma receita que utiliza a Tilápia, um peixe que “caiu no gosto” dos pernambucanos. A preparação escolhida pelo chef foi a Croqueta de tilápia com sopa fria de tomates, uma receita fácil execução e repleta de sabor. Joca é um velho parceiro do Festival e participa a diversas edições.

Entre os novos, que estreiam neste evento, está o jovem chef Vinícius Sales, que dará aula no sábado (19 de outubro), às 18h. Com apenas 21 anos de idade, Vinícius já concluiu sua graduação e hoje cursa pós-graduação em gastronomia brasileira, e é um dos apaixonados pelos ingredientes do nosso País. Nesta aula ele ensinará Empadinhas de batata-doce recheadas com costela desfiada, uma receita inusitada, que pode ser preparada para receber os amigos em casa.

Arena Kids fará a alegria da criançada
Como em todas as edições do Festival Gastronômico de Pernambuco as crianças têm lugar especial na programação. Serão duas aulas dedicadas aos pequenos chefs. A primeira, que será ministrada pelo chef Alcindo Queiroz, no sábado (19 de outubro), às 16h, ensinará receitas de bolos de minutos, fáceis e práticas, para serem preparadas em casa com o apoio dos pais.

Na segunda aula, que acontece no domingo (20 de outubro), às 16h, será dada pela chef Sofia Mota e foi intitulada de Sonho de Criança. Neste dia, os pequenos alunos poderão aprender a fazer mini-hamburgueres e pirulitos de biscoito. “A ideia é fazer a criançada colocar a mão na massa e, de forma lúdica, aproveitar a oportunidade para passar mensagens importantes de prevenção de acidentes na cozinha e de higiene pessoal”, explica Ana Lins, coordenadora da Arena Kids e idealizadora do evento.

Um espaço democrático
A Arena de Chefs é uma das atividades do Festival Gastronômico e este ano terá a coordenação dos chefs Thiago Rangel e Vinícius Sales. As aulas são gratuitas, mas as vagas são limitadas a setenta participantes. Após cada aula é realizada uma degustação para o público presente com a receita ensinada pelo chef. As inscrições para participar do evento são feitas 15 minutos antes do início de cada aula e os alunos recebem a receita para levar para casa. As receitas dos chefs também estarão disponíveis na fanpage do Festival (www.facebook.com/festivalgastronomico.pe).

O Festival Gastronômico de Pernambuco
A Arena de Chefs é a primeira etapa do Festival Gastronômico de Pernambuco – 2013. No mês de novembro terá início o intercâmbio de chefs que permite que este evento seja uma importante ferramenta da divulgação da gastronomia pernambucana e dos ingredientes regionais. “Para a segunda etapa, que acontece a partir de 19 de novembro está prevista a participação de vinte restaurantes das cidades de Olinda, Recife e da Ilha de Fernando de Noronha. Cada um deles receberá um chef convidado de outro Estado, para uma noite especial, com menu exclusivo”, conta César Santos. Entre os nomes já confirmados para a próxima etapa estão chefs renomados como Mônica Rangel (Gosto com Gosto – RJ), Paulão (Alvorada – RJ), entre outros.

Confira a programação da Arena de Chefs:

ProgramaçãoClique para ver maior

Comentários

Voltar ao topo