254

FITO 2012 em Recife traz programação inédita


O Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO) volta à cidade com gostinho de estreia. Em sua segunda edição no Recife, chega com uma programação inédita. O FITO é patrocinado pelo Sistema SESI Pernambuco e acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, em uma superestrutura no Marco Zero, onde o público local terá mais uma oportunidade de conferir a transformação de objetos da indústria como cadeiras, cabides, copos e talheres em “atores e atrizes” de teatro. São 12 grupos da França, Argentina, Alemanha, Portugal, Israel, Bélgica e Brasil que fazem mais de 60 apresentações gratuitas.

Assinada pelo diretor do grupo performático XPTO, Osvaldo Gabrielli, a cenografia desta edição vem completamente nova e está focada no universo dos guarda roupas. Na área externa às salas de teatro montadas no Marco Zero, serão erguidas 12 árvores metálicas feitas com cerca de 5 mil cabides acrílicos na cor laranja e amarela. Esses cabides estarão pendurados em árvores gigantes, com cerca de 6m de altura. Os cabides terão o mesmo efeito das folhas das árvores movimentadas pelo vento.

“O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia. Daí a importância de trazer uma nova linguagem. Um caminho diferente. Um novo olhar sobre as coisas e, consequentemente, uma revisão na forma de fazer teatro. Tudo isso estimula e desafia o artista e a plateia”, explica a idealizadora e curadora do festival, Lina Rosa Vieira, diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura.

MÚSICA – Além das apresentações cênicas, o evento, como sempre, abre um espaço bem especial para atrações musicais. Dois dos maiores multi-instrumentistas brasileiros estarão no palco do FITO nesta edição: o alagoano Hermeto Pascoal e a “prata da casa” do FITO, Naná Vasconcelos ( que vem participando de várias edições do FITO pelo Brasil a fora e pela segunda vez no FITO Recife). O show de Hermeto será no sábado (15), a partir das 21h30. A banda que o acompanha é formada por sua esposa, Aline Moreno, no vocal e percussão, Fábio Pascoal, na percussão, Márcio Bahia, na bateria, Itiberê Zwarg no baixo, Vinícius Dorin nos metais e instrumentos de sopro, e André Marques no piano e teclado. Hermeto fará uma apresentação de aproximadamente 70min, cheio de improvisos e ousadias percussivas, como seu público já pode esperar. O show de Naná Vasconcelos, criado especialmente para esta edição do Recife, portanto, uma estreia, foi batizado por ele de Guarda Som. Na apresentação, Naná estará acompanhado pelo grupo performático paulista XPTO. Naná apresentará músicas tiradas a partir de um guarda-roupa. Ele toca sempre a partir das 17h20, durante os três dias do evento.

Para ver toda a programação acesse: Fitofestival.com.br/recife

CONFIRA AS FOTOS DO FITO EM 2011




Como chegar ao local do evento

Ver mapa ampliado

Comentários

Voltar ao topo