Luiz-Gonzaga-aniversario-102-anos

Recife comemora aniversário de Luiz Gonzaga de 102 anos

O dia 13 de dezembro, aniversário de 102 anos de Luiz Gonzaga, terá uma intensa programação, que vai reunir exposição, publicação de catálogo, lançamento de livro e apresentações artísticas para comemorar este que é um dia que já faz parte do calendário cultural da cidade.

O Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular do Recife – MAP, em uma ação conjunta, vão celebrar o dia do Rei do Baião com a exposição Dos Bois aos Baiões, que será aberta ao público às 12h. A obra aborda temas de matrizes culturais nordestinas, aspectos da história, da antropologia e da sociologia, a partir do boi como um marco na colonização do Sertão, o primeiro grande signo na arte em barro e presente no cancioneiro popular.

Ainda no Memorial Luiz Gonzaga, será distribuído o

catálogo da pesquisa elaborada para o conteúdo da exposição, enriquecido com notas de especialistas nos temas abordados, ilustrações e informações técnicas. Em seguida, haverá o lançamento do livro: De Bacamarteiros, de festa, de devoção, que uma organização do mapeamento dos Batalhões de Bacamarteiros da Região Agreste do Estado de Pernambuco.

Bacamarteiros do 56º Batalhão de Riacho das Almas, se apresentam no Pátio de São Pedro, com coreografia, performances e tiros de bacamartes. Em seguida é a vez do folguedo do boi-bumbá, uma das grandes atrações culturais, conhecido em Pernambuco por Cavalo Marinho, um brinquedo das festas populares que se apresenta no Ciclo Natalino. A apresentação de um grupo de boi, com música e dança, homenageando Gonzaga, faz uma perfeita inserção temática, com a época e os temas de cultura popular.

Coroando o dia dedicado ao Rei do Baião, um Cortejo de Sanfoneiros fará a concentração no Pátio de São Pedro às 16h, com mestres da sanfona de oito baixos e do acordeon, que farão uma homenagem a Luiz Gonzaga na Forrovioca. O cortejo segue a partir das 17h e percorre as ruas do Recife até o Cais do Sertão

Serviço:

Dia de comemoração aos 102 anos de Luiz Gonzaga
Quando: Sábado, 13 de dezembro
Horário: A partir das 12h
Local: Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro, n°35, São José
Mais informações: 3355-3155

Programação:

12:00h – Abertura da Exposição: Dos Bois aos Baiões
12:30h – Distribuição do catálogo
15:00h – Lançamento do livro catálogo: De Bacamarteiros, de festa, de devoção
15:00h – Apresentação de grupo de bacamarteiros: 56º Batalhão de Riacho das Almas
15:30h – Apresentação do Boi Misterioso (Limoeiro – PE)
16:00h – Concentração do Cortejo de Sanfoneiros / Forrovioca
17:00h – Saída do Cortejo

 

Comentários

Voltar ao topo