Rodízio de carros em Recife: Bom ou ruim?

O rodízio de automóveis consiste na proibição do tráfego de veículos em ruas e avenidas das cidades durante determinados dias e horários, no esquema de revezamento. Seu intuito é melhorar o fluxo do trânsito e de quebra melhorar a qualidade do ar que respiramos.

Na teoria é tudo muito bom, mas será que isso realmente funcionará em Recife? Essa resposta só será respondida após os testes que já tem início em abril e a ideia é restringir a circulação de carros em horário de pico.

Em São Paulo, o rodízio já é funciona desde 1997. Alguns dizem que funciona outros discordam. No caso de São Paulo o rodízio evita o caos em situações não adversas, mas basta chover pra o transito travar.

Rodízio de Automóveis

Rodízio de carros é algo que funciona como paliativo, mas só funciona se a cidade contar com um sistema de transporte público de qualidade, algo que a capital pernambucana não tem. Precisamos atacar a raiz do problema. Quem usa diariamente ônibus ou metrô sabe do que estou falando. São situações humilhantes, pagar pra passar horas em pé, comprimido num espaço que não cabe nem mais uma agulha.

Espero que a prefeitura do Recife comece a pensar na cidade para o futuro e propor ações conjuntas que ataquem os problemas reais da cidade. Se você também concorda, ajude compartilhando esta matéria com seus amigos!

Por: Mateus Seixas.

Comentários

Voltar ao topo