Semana de Museus em Recife com atividades gratuitas

Museus (memória + criatividade) = mudança social é o tema da Semana Nacional de Museus que acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Quatro museus e dois memoriais ligados à Prefeitura do Recife preparam atividades para receber o público nestes dias. No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), situado à Rua da Aurora, começa nesta quarta-feira (15) o seminário Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira. Durante três noites serão realizados debates, palestras e exibições com pesquisadores de áreas como psicologia, comunicação e programação de softwares. Quem for ao Mamam poderá também conferir a exposição Pernambuco-Macau, nos caminhos da lusofonia, composta por 22 obras dos artistas Carlos Marreiros, Lio Man Cheong, Guilherme Ung Vai Meng e Adalberto Tenreiro. No sábado, dia 18, haverá atividade voltada para as crianças de 8 a 12 anos. Uma oficina de desenho de observação em aquarela e nanquim, das 14h às 17h.

No Forte das Cinco Pontas, o Museu da Cidade do Recife está com as exposições Recife, década de 40, que reúne 60 fotografias além de documentos, plantas, objetos e vídeos retratando o Recife da época; e 24 olhares sobre 5 pontas, mostra fotográfica produzida pelos alunos do curso superior tecnológico de Fotografia da Unicap. No sábado (18), quando o Museu também funcionará das 9h às 17h, haverá visita teatralizada à Oficina Criando Bandeiras e Defendendo Valores; exibição do filme Doce Brasil Holandês e cerimônia cívica de troca da bandeira. Além da programação cultural oferecida, o visitante ainda poderá desfrutar de um café, sorvete ou refrigerante bem geladinho no Café Ambrósio Machado, situado no pátio do Forte das Cinco Pontas.

Já o Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, inaugura no Dia Internacional dos Museus, às 14h, o projeto Spray Sobre Pele. A ação, que será repetida a cada mês, libera alguns espaços do prédio para intervenções de grafiteiros convidados e também para aqueles que estiverem no local. O artista Galo de Souza, um dos grafiteiros recifenses de maior destaque, fará a fachada do Museu na sexta edição do Projeto Fachada. Haverá também a abertura de exposição de grafite, uma coletiva que traz os artistas Jota Zeroff, Johny C., Bozó, Augusto Barros Filho, Gust, Azul, Skaz, Juber, Sange, Léo Gospel e Arbos – artistas destacados que já fazem história nas paredes da cidade. O Grupo da Vila Vintém comanda uma apresentação de streetdance, além de acontecer também a inauguração da exposição Fantasiando, com os artistas Bruno Melo, Danielle Rafael, Hassan Santos, Lúcia Padilha, Lula Terra e Mário Mabrée.

No Pátio de São Pedro, até esta sexta-feira (17), o Museu de Arte Popular, o Memorial Luiz Gonzaga e o Memorial Chico Science também estarão integrando a Semana de Museus, com visita guiada às suas exposições.

Serviço:
11ª Semana Internacional dos Museus

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Informações: (81) 3355-9543 (Niedja) / 3107 / 9544 (Eligia)

EXPOSIÇÕES: Recife década de 40 e 24 olhares sobre 5 Pontas

18 de maio, sábado, Dia Internacional dos Museus:
15h – Visita Teatralizada ao Forte de São Tiago das Cinco Pontas sobre a história do forte
15h30 – Oficina Criando bandeiras e defendendo valores, com objetivo de conhecer, aprender e experimentar os valores da Bandeira do Recife; com a participação do Grupo Recomeço-IASC e da Escola Estadual Raquel Germano
16h – Cineclube, no auditório, com exibição do documentário Doce Brasil Holandês, de Monica Schmiedt, que narra as raízes e as contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa em Pernambuco, no século XVII.
17h – Cerimônia cívica com troca da bandeira do Recife, ao som do hino da cidade

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Endereço: Rua da Aurora, 265
Boa Vista – Recife – PE
CEP 50060-010
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 18h, domingos, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872

Arte sexo e sociedade contemporânea: dias 15, 16 e 17 de maio, a partir das 19h. No Mamam – Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Inscrições gratuitas no blog do seminário: artesexosociedade.blogspot.com.br.

Exposição 04 artistas na cidade: Pernambuco-Macau, nos caminhos da lusofonia, composta por 22 obras de aquarelas, desenhos a lápis, tinta-da-china, lápis de cor e colagem, caneta de feltro, sobreposição de imagens impressas em tela e cores com tinta acrílica. Os artistas são Carlos Marreiros, Lio Man Cheong, Guilherme Ung Vai Meng e Adalberto Tenreiro.

Oficina de desenho de observação em aquarela e nanquim
Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos (máximo 10 vagas)
Quando: sábado, 18 de maio
Horário: das 14h às 17h
Inscrições até o dia 17/05 pelo telefone 3355-6870 / 3355-6871 (Juliana)

Museu Murillo La Greca
Endereço: R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim, Recife
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábado e domingo, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3129

Exposição “Obras Públicas – Obras do Acervo”, sugere um passeio por alguns roteiros turísticos da cidade. Através deles, mostramos a parte do nosso acervo que corresponde aos estudos feitos por Murillo e que deram origem a tais obras. Os visitantes são convidados a perceberem essas obras no contexto urbano que as recebem e a percorrer a cidade na descoberta destes lugares peculiares, a fim de reconstruir um pouco a história do Recife e a nossa própria.

Abertura do projeto Spray Sobre Pele, no sábado, dia 18 de maio, a partir das 14h, alguns espaços do prédio serão liberados para intervenções de grafiteiros convidados e também para aqueles que estiverem no local. O artista Galo de Souza, um dos grafiteiros recifenses de maior destaque atualmente, estará fazendo a fachada do Museu, na sexta edição do Projeto Fachada. Haverá também a abertura de exposição de Graffiti, em uma coletiva que traz os artistas Jota Zeroff, Johny C., Bozó, Augusto Barros Filho, Gust, Azul, Skaz, Juber, Sange, Léo Gospel e Arbos, artistas destacados que já fazem história nas paredes da cidade. O Grupo da Vila Vintém comanda uma apresentação de streetdance, além de acontecer também a inauguração da exposição Fantasiando, com os artistas Bruno Melo, Danielle Rafael, Hassan Santos, Lúcia Padilha, Lula Terra e Mário Mabrée.

Museu de Arte Popular
Endereço: Pátio de São Pedro, casa 49, Bairro de São José, Recife – PE, CEP: 50020-220
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h
Telefone: 3355-3110
Visita guiada à mostra de acervo de artistas populares do Nordeste desenvolvidas em madeira.
Entrada franca

Memorial Luiz Gonzaga
Endereço: Pátio de São Pedro, Casa 35, Bairro de São José, Recife – PE.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h
Telefone: 3355.3155
Visita guiada à exposição permanente que mostra a trajetória de obra e vida de Luiz Gonzaga.
Entrada franca

Memorial Chico Science
Endereço: Pátio de São Pedro, Casa 21, Bairro de São José, CEP 50020-220 Recife – PE.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h
Telefone:
(81) 3355-3158 | 3355-3159
Visitação guiada aberta ao público com a exposição “Chico Imaginário”, a instalação de vídeo arte “Viagem ao Centro do Mangue”, exibição de vídeos (clipe, show, documentário) e consulta à biblioteca.
Entrada franca

Comentários

Voltar ao topo