Categorias
Notícias

Especialistas apresentam falhas no projeto de viadutos na Agamenon Magalhães

O arquiteto e professor da Universidade Católica de Pernambuco, Múcio Jucá, apresentou no auditório do Centro Cultural dos Correios, os principais pontos a serem discutidos sobre o projeto do Governo do Estado Pernambuco e Prefeitura do Recife para a construção de quatro viadutos transversais em um das principais vias da cidade: a Avenida Agamenon Magalhães.

O especialista apresentou o conteúdo e repercussões da carta intitulada “O governador e os viadutos”. O documento foi entregue ao governador Eduardo Campos no primeiro semestre deste ano, logo após serem divulgadas imagens do projeto da administração, a fim de esclarecer a preocupação da comunidade técnica com as prováveis falhas que o empreendimento pode causar na prática, como priorizar o transporte individual e público em detrimento à circulação de pessoas.

Parte do público chegou ao evento de bicicleta e não havia bicicletário na região, no bairro do Recife Antigo. Muitos deles também já participaram de outras iniciativas cidadãs, como o movimento Ocupe Estelita.

O conceito de mobilidade urbana vai além da possibilidade de gastar pouco tempo no trânsito de veículos; o investimento em transporte público e no espaço para circulação de pessoas deve ser feito na mesma proporção; e argumentos técnicos e pesquisas como o Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Recife são necessários e fundamentais para aperfeiçoar as intervenções no desenho da cidade.

Ainda que a finalidade da iniciativa não seja alcançada, ficou bastante claro que a proposta dos técnicos, antes de tudo, é disseminar a ideia de que é preciso reverter a lógica do planejamento urbano do Recife. Os problemas certamente são enfrentados por todos, de qualquer classe social, no cotidiano da cidade, entre eles congestionamento, precária manutenção das calçadas, iluminação pública ineficaz e ausência de espaços públicos sociáveis.

fonte: NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *